Qual a função do rotor no motor elétrico?

Home » Motores » Qual a função do rotor no motor elétrico?

Os motores elétricos podem ser encontrados em muitos de nossos aparelhos do dia-a-dia, bem como em grandes operações industriais, desde sistemas de transporte e portas automáticas até sistemas de limpadores de para-brisas de trem.

Em termos básicos, os motores elétricos funcionam convertendo energia elétrica em energia mecânica. Quando isto acontece dentro de um campo magnético, é gerada uma força que provoca a rotação do eixo. Os motores elétricos podem ser alimentados por forças de corrente alternada ou de corrente contínua.

Dependendo de seu uso e do tipo de corrente que passa por um motor elétrico, cada um tem componentes diferentes para fazer o motor funcionar. Aqui estão algumas das peças-chave de um motor:

  • Rotor: trata-se de uma bobina montada sobre um eixo e fornece a energia mecânica rotacional. Ele gira em alta velocidade e pode incluir condutores que transportam corrente e interagem com o campo magnético no estator. Sua rotação se deve à interação entre os enrolamentos e os campos magnéticos que produzem um torque em torno do eixo do rotor. Os rotores requerem movimento existente para funcionar, portanto, somente quando o motor ou a turbina já estiver em funcionamento é que um rotor trabalhará. Em um motor elétrico, o rotor trabalha com o estator (peça fixa) para transmitir a potência da máquina elétrica. O rotor foi inventado no início do século XIX e foi descoberto pelos oficiais navais R. P. C. Spengler e Theo A. van Hengel.
  • Estator: atua de forma oposta a um rotor, pois é uma parte estacionária do circuito eletromagnético. É composto de ímãs permanentes ou enrolamentos e é frequentemente construído com chapas metálicas finas chamadas laminações, que podem ajudar a reduzir a perda de energia. Estas são encontradas principalmente em motores de corrente contínua.
  • Comutador: é um componente muito importante em motores de corrente contínua porque sem ele, o rotor não conseguiria girar continuamente. O comutador é geralmente feito de cobre e permite que o rotor gire invertendo a corrente cada vez que o rotor gira 180 graus.

Os motores elétricos são usados em todas as indústrias por uma variedade de razões, principalmente por causa de sua vida útil mais longa, em comparação com os motores a combustível fóssil, porque requerem menos manutenção e oferecem uma alternativa mais ecológica.

Sobre a CBFA

A CBFA – Companhia Brasileira de Ferro é Aço – é referência em peças para o nicho ferroviário, como fabricação de eixos ferroviários e molas, manutenção e montagem de rodeiros. A CBFA é certificada pela ISO 9001:2015.

Clique aqui para saber mais.

Últimas postagens

Categorias

Gostou do nosso post? Compartilhe em suas redes sociais!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram
Email
Print

×

Carrinho