Qual a importância do modal ferroviário?

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A produção interna no Brasil é muito relevante e representa uma grande parte do PIB nacional. Contudo, as exportações de insumos ou serviços também são significativas e estão cada vez mais relacionadas ao crescimento econômico brasileiro.

Essas exportações dependem dos meios de transporte disponíveis para levar os produtos para fora do país. O principal no Brasil é o setor portuário. Para que estes insumos cheguem aos portos nacionais, o transporte rodoviário e ferroviário são os modos auxiliares mais importantes.

Uma série de insumos se enquadram na categoria de itens que são transportados e a maioria depende da produção do agronegócio ou das indústrias. Como o principal meio de exportação do país é o porto, a logística por trás do fluxo desses itens é fundamental para seu pleno funcionamento.

As exportações só podem ser um aspecto importante da economia brasileira porque existem meios de transporte de carga para os portos que consequentemente chegam aos países parceiros econômicos do Brasil.

Em geral, nosso país ainda depende muito do setor rodoviário para o fluxo de carga. Os desafios para o crescimento de importantes setores produtivos da economia brasileira, tais como os segmentos industrial e agroindustrial, envolvem a necessidade de estabelecer um equilíbrio entre os setores modais rodoviário e ferroviário.

Devido à logística mais prática e menos dispendiosa do setor ferroviário, o transporte de cargas para os portos via ferrovia parece ser um negócio cada vez mais vantajoso.

O modal ferroviário exige uma logística mais eficiente, pode transportar uma quantidade muito maior de carga em uma única viagem, o frete é mais barato devido à ausência de pedágios e as viagens são mais rápidas.

Justamente por isso, o crescimento econômico do país, principalmente em relação ao agronegócio e à indústria, choca com essa falta de competitividade no modo ferroviário, que é cada vez mais perceptível em relação ao volume de fluxo de carga para os portos nacionais.

A boa notícia é que o número de cargas transportadas por ferrovia até os portos têm aumentado em algumas regiões nos últimos anos. Assim, o crescimento do fluxo de carga para os portos nacionais a partir do agronegócio é altamente dependente da expansão ferroviária.

As siderúrgicas também dependem do crescimento do modal ferroviário para poderem expandir sua capacidade de produção, pois isso lhes permitiria transportar as cargas produzidas sem desperdícios.

O crescimento do modo ferroviário tem um impacto na produção e transporte de empresas siderúrgicas, potencialmente gerando mais renda para o setor e para a economia nacional.

As vantagens da ferrovia

1. Mais sustentável: No caso do transporte de cargas e passageiros, os gastos com energia são significativamente reduzidos e a emissão de carbono é menor, pois descongestiona estradas, portos e cidades.

2. Maior segurança: É mais seguro do que outros meios de transporte, tanto em termos de acidentes como de segurança pública. À medida que os congestionamentos são evitados, os riscos de acidentes são reduzidos e, por outro lado, um maior controle beneficia os passageiros e a carga transportada.

3. É mais organizado, reduzindo os tempos de transporte: Rotas e horários são claramente gerenciados. Seu serviço é mais seguro, uniforme e regular em relação a outros modos de transporte.

4. Adequado para mercadorias volumosas e pesadas: O transporte ferroviário é econômico, mais rápido e adequado para o transporte de mercadorias pesadas e volumosas em longas distâncias, além da redução de perda de carga.

5. Maior capacidade: A capacidade de carga das ferrovias é extremamente grande. Além disso, sua capacidade é elástica, que pode ser facilmente aumentada adicionando mais vagões. Várias estimativas mostram que um trem equivale a 50 caminhões.

6. Melhorias na logística: O trem pode, sim, chegar aos grandes centros industriais e terminais portuários para agilizar os processos de carga, descarga e distribuição do comércio interno e externo.

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