Qual a relevância da indústria cimenteira?

Home » Construção Civil » Qual a relevância da indústria cimenteira?

A indústria cimenteira é de extrema relevância para o Brasil, proporcionando mais de 70 mil empregos diretos e indiretos.

Sendo um dos principais materiais para a construção civil, o cimento gera um faturamento anual de R$ 26,4 bilhões, pagando anualmente cerca de R$ 3 bilhões apenas de tributos.

Por ser o material mais importante da construção civil, o cimento é incluído em diversas obras como casas, hospitais, estradas, escolas, obras de saneamento, entre outros tipos de obras.

No entanto, poucas pessoas sabem da importância desse material para o desenvolvimento das construções de todo o Brasil, e não apenas isso, sendo ele um dos pilares para o desenvolvimento socioeconômico do país.

Um estudo realizado comprova que o cimento está vinculado a diversas outras fontes econômicas do país. Neste estudo são incluídas as matérias-primas e serviços utilizados como minerais, transportes, energia, serviços especializados, entre outros.

Também é possível destacar a introdução do cimento na construção da maioria dos estabelecimentos comerciais (bares, restaurantes, lanchonetes, lojas, prédios, shopping centers, quase todos os estabelecimentos existentes). Sem esquecer a utilização na construção de serviços de saúde (hospitais, postos, farmácias e clínicas), onde todas essas modalidades estão voltadas para o crescimento local e regional, gerando diversos empregos diretos e indiretos, para a população.

Há mais de 90 fábricas espalhadas por diversos municípios do país, que além de gerar diversos empregos, como foi mencionado anteriormente, proporcionam extensão territorial por onde suas matérias-primas são introduzidas. Ou seja, tanto o crescimento, como os efeitos desse setor industrial proporcionando benefícios à população e ao local em que cada fábrica se encontra.

A instalação da primeira fábrica de cimento existente no Brasil ocorreu no ano de 1888, em Santo Antônio, estado de São Paulo.

No Espírito Santo também ocorreu a fundação de uma fábrica na cidade de Cachoeiro do Itapemirim, em 1912, mas todas essas tentativas não obtiveram êxito, pois nesse período o mercado brasileiro dependia totalmente da importação do cimento do exterior.

Só em 1924 que houve o grande marco da indústria cimenteira no Brasil, pela Companhia Brasileira de Cimento Portland, sendo esta o marco inicial da indústria cimenteira brasileira.

Dois anos após, em 1926, foram produzidas e colocadas no mercado toneladas de cimento. Dessa maneira, a partir dessa data, foram implementadas mais e mais fábricas, que fizeram com que a dependência do cimento importado fosse diminuindo até que sumisse nos dias atuais.

Construção Civil equivale a 6,2% do PIB do Brasil, algo relacionado a 34% de toda indústria nacional.

Companhia Brasileira de Ferro e Aço – CBFA

CBFA está no mercado há 12 anos, oferecendo produtos de alta qualidade, equipamentos e maquinários que deixam seus clientes totalmente satisfeitos com a marca.

CBFA atua na produção de tubos de aço, industriais, galvanizados e trefilados em aço carbono, eixos, molas e rodeiros ferroviários, além de molas para outros setores da economia.

Clique aqui e confira a linha completa de produtos.

Últimas postagens

Categorias

Gostou do nosso post? Compartilhe em suas redes sociais!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram
Email
Print

×

Carrinho