Qual a relevância da indústria cimenteira?

Home » Curiosidades » Qual a relevância da indústria cimenteira?

A indústria cimenteira tem grande importância para o desenvolvimento do Brasil, ela é a responsável por fornecer um produto vital para a construção civil. Vale destacar que o setor de construção civil é aquele que mais recorre ao cimento, seja em obras públicas ou privadas, contar com cimento de qualidade é condição indispensável para o andamento da obra.

O desenvolvimento da indústria cimenteira brasileira não é nada recente. Na verdade, esse é um processo que levou décadas. Com isso, pesquisas e muito investimento foram dedicados para que esse importante setor da economia se desenvolvesse a ponto de oferecer autonomia para as obras do país quando se fala em cimento.

Um detalhe que revela a real importância da indústria cimenteira é justamente que a cadeia produtiva da indústria de construção depende diretamente do cimento para o seu andamento. Como as obras de infraestrutura ainda são essenciais no Brasil, principalmente em épocas onde o governo decide aquecer esse setor para gerar empregos, a demanda por cimento de qualidade acaba sendo algo tão importante quanto o planejamento e a execução das obras.

Para se ter uma ideia da dimensão da relevância da indústria do cimento para a economia e o desenvolvimento do Brasil, a produção de cada tonelada de cimento exige aproximadamente a criação de 1.200 postos de empregos. Esse é um dado do estudo intitulado Encadeamento da Indústria do Cimento no Brasil, desenvolvido pelo Sindicato Nacional da Indústria do Cimento (SNIC). Essa estimativa de vagas de emprego criadas já considera postos diretos, induzidos e indiretos.

Além disso, o mesmo estudo também oferece um panorama em relação aos valores de arrecadação, bem como geração de valor. Com isso, na produção de cada tonelada do produto é possível estimar uma geração de valor na casa dos R$ 480 milhões. Já em termos de arrecadação, o estudo da SNIC destaca serem arrecadados em torno de R$ 55 milhões.

O estudo citado, que avaliou os impactos da indústria cimenteira entre 2007 e 2018, também destaca o papel fundamental desenvolvido por essa indústria quando se fala em desenvolvimento regional com responsabilidade e sustentabilidade. Esse último conceito tem ganhado força na indústria, que está frequentemente desenvolvendo novos processos para reaproveitamento e descarte ideal de resíduos industriais.

Outro ponto relevante que merece destaque, é o encadeamento de caráter econômico da indústria cimenteira com o desenvolvimento de regiões onde ela se instala. Em outras palavras, a região onde essa indústria é instalada consegue melhorar vários índices econômicos quando é feita uma comparação da economia local antes e depois da chegada da indústria cimenteira. Os destaques ficam por conta de criação de postos de trabalho, criação de riquezas na região, além de crescimento econômico.

Portanto, é possível concluir que a indústria cimenteira desempenha um forte papel no que diz respeito ao desenvolvimento socioeconômico do país. É por meio da instalação de uma indústria desse setor que muitas pequenas cidades do país, bem como a região no seu entorno, alcançam melhores números econômicos, algo resultante em benefícios para todos. No mais, vale destacar a dependência profunda da construção civil quando o assunto é cimento de qualidade para a execução das obras.

Companhia Brasileira de Ferro e Aço (CBFA)

A Companhia Brasileira de Ferro e Aço é uma das mais tradicionais empresas do país quando o assunto é a produção de eixos ferroviários, tubos e molas para os mais diversos segmentos de indústrias do Brasil.

Clique aqui e confira todos os produtos desenvolvidos pela CBFA e também conheça um pouco mais da história da empresa.

Últimas postagens

Categorias

Gostou do nosso post? Compartilhe em suas redes sociais!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram
Email
Print
×

Carrinho