As diferenças entre rodeiros ferroviários utilizados em trens de carga e de passageiros

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Transporte de cargas e pessoas é uma grande responsabilidade. No primeiro caso, impacta diretamente a economia do país, das transportadoras e empresas em geral, é responsável pela movimentação uma forma eficiente, já que a carga é transportada de forma segura. Com relação ao transporte de pessoas, a segurança é extremamente maior do que qualquer outro meio de transporte, pois a probabilidade de acidentes são mais raros de acontecer.

Por tudo isso, vale muito a pena trazer esse tema em pauta: rodeiros ferroviários! O que são, qual sua função e as diferenças entre os rodeiros para transporte de carga e de passageiros. Boa leitura!

O que são rodeiros ferroviários?

Rodeiros ferroviários são componentes importantes aplicados em locomotivas, vagões de carga e carros de passageiros. Tais elementos suportam a carga vertical dos veículos citados. Eles são obtidos pela conicidade de rodas que rigidamente unidas ao eixo. Os rodeios suportam o peso do veículo sobre os trilhos e permitem que o trem se mova pela ferrovia.

Eles são produzidos com aço de alta qualidade e são muito robustos, visando suportar o peso dos veículos e as condições da malha ferroviária. Além disso, eles são feitos com um perfil específico, que permite que a roda se encaixe corretamente nos trilhos e mantenha a estabilidade do veículo durante a viagem.

A manutenção regular dos rodeiros ferroviários é essencial para garantir a segurança e a eficiência do transporte ferroviário.

Qual a função dos rodeiros ferroviários?

Os rodeiros ferroviários são essenciais para permitir a locomoção dos trens sobre os trilhos das ferrovias, sendo projetados especificamente para diversas funcionalidades como:

  • suportar desníveis;
  • suportar altas cargas;
  • mudanças de velocidade;
  • aderir adequadamente aos trilhos;
  • suportar as forças centrífugas que ocorrem durante curvas.

Em resumo, os rodeiros ferroviários desempenham um papel fundamental na segurança, estabilidade e eficiência do transporte ferroviário.

Quais as diferenças entre rodeiros ferroviários de trens de carga e de passageiros?

Você sabia que os rodeiros ferroviários não são todos iguais? Descubra as principais diferenças entre os rodeiros de trens de carga e de passageiros, desde o diâmetro até os materiais utilizados. A compreensão dessas variações é essencial para garantir a eficiência e segurança no transporte ferroviário.

  • Diâmetro dos rodeiros: O diâmetro dos rodeiros é adaptado para atender às especificações técnicas de cada tipo de veículo ferroviário, considerando fatores como carga, perfil e velocidade. Rodeiros maiores são comumente usados em trens de passageiros para facilitar viagens mais rápidas e suaves.
  • Quantidade de rodeiros por vagão: A quantidade de rodeiros em cada vagão é estabelecida com base nas necessidades de carga e velocidade do trem. Enquanto cada vagão de carga geralmente possui quatro rodeiros, os vagões de passageiros são equipados com seis, proporcionando maior estabilidade e distribuição de peso.
  • Design dos rodeiros: Os designs dos rodeiros são especificamente projetados para cada tipo de vagão, levando em consideração a aplicação do trem, a velocidade, o traçado da ferrovia, o tipo de sistema ferroviário e, crucialmente, a carga que será transportada. Esse cuidado no projeto assegura que os trens operem de forma segura e eficaz em suas respectivas funções.
  • Velocidade de operação: Os trens de passageiros operam a velocidades significativamente mais altas do que os trens de carga. Portanto, os rodeiros destinados aos vagões de passageiros são desenvolvidos para suportar essas maiores velocidades, diferenciando-se dos rodeiros dos trens de carga que são projetados para suportar grandes cargas a velocidades mais baixas.
  • Materiais utilizados: Em relação aos materiais, os rodeiros dos trens de carga são geralmente fabricados em aço forjado ou ferro fundido. Por outro lado, os rodeiros dos trens de passageiros são exclusivamente produzidos em aço forjado, pois materiais fundidos não são considerados adequados para suportar as altas velocidades e requisitos de segurança dos trens de passageiros.

CBFA

A CBFA – Companhia Brasileira de Ferro e Aço é especializada e líder na manutenção e montagem de rodeiros ferroviários. A empresa também atua na recuperação de componentes. Todos os processos desenvolvidos pela CBFA respeitam as mais atualizadas técnicas e normas nacionais e internacionais. 

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