Manutenção periódica dos rodeiros ferroviários

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As ferrovias são extremamente importantes para o escoamento de cargas em todo o Brasil.

Assim, manter esse sistema de transporte em perfeito estado é um grande desafio para várias empresas do segmento ferroviário. É necessário fazer manutenções em diversos componentes das ferrovias, dentre eles os rodeiros ferroviários.

O rodeiro ferroviário tem como principal função permitir o direcionamento adequado do veículo, uma vez que ele tenha que passar por uma via com alinhamento irregular. Também vale destacar que é esse o componente responsável por suportar as cargas verticais submetidas aos trilhos, sendo que tais cargas são resultado direto da ação do peso do trem, bem como das cargas transportadas.

Um ponto que destaca a importância da manutenção periódica dos rodeiros é justamente o princípio de transporte de um trem. Tal transporte é possível graças ao fato de que há uma pequena perda de energia quando do contato de rolamento entre as superfícies da roda e do trilho. Para que essa perda de energia seja pequena, dentre outros fatores, é preciso que o rodeiro esteja em boas condições.

Dessa forma, caso os rodeiros estejam com alto grau de degradação, será possível verificar uma série de problemas durante o transporte na ferrovia. A degradação terá um impacto negativo na geometria da ferrovia, podem resultar em retirada de parte do material do trilho bem como das rodas do trem, além de alterar as propriedades mecânicas de ambas as estruturas. Tudo isso gera enormes impactos financeiros no longo prazo, pois será preciso trocar rodas e rodeiros e realizar manutenções mais frequentes nos trilhos.

Como já destacado, os rodeiros com defeitos podem causar problemas nas rodas dos trens. E esse é um dos empecilhos mais graves para as empresas que operam em ferrovias. Degradação em rodas ferroviárias podem gerar uma série de problemas como, por exemplo, aumento das forças de contato, comprometimento da dinâmica do veículo, aumento das vibrações nas ferrovias e no trem, além de maior resistência ao rolamento. Sendo assim, haverá uma menor vida útil das rodas, maior gasto com manutenções e trocas dessas peças, mais gastos com consumo de combustível e, principalmente, riscos em relação à segurança de operação do trem nas ferrovias, podendo causar acidentes graves.

Além disso, é importante destacar que a manutenção periódica dos rodeiros ferroviários será essencial para evitar o aquecimento, além do permitido, das rodas do trem. Esse processo de aquecimento exacerbado tem como consequência a dilatação do aro da roda, transformando tensão de compressão em tração das rodas. Como o efeito é cumulativo, haverá, em certo ponto, uma inversão total de tensão de compressão em tração das rodas. Em outras palavras, as rodas do trem passam a ser tracionadas, aumentando o risco de fratura durante a operação.

Portanto, desenvolver um planejamento de manutenção periódica dos rodeiros ferroviários é algo extremamente importante para manter as condições técnicas de funcionamento de uma ferrovia. Defeitos nesse componente da estrutura dos trilhos podem desencadear em uma série de problemas técnicos, tanto na estrutura dos trilhos como nas peças dos trens. Com isso, haverá menos segurança no transporte da ferrovia, algo indesejável para qualquer empresa que opera no segmento.

Companhia Brasileira de Ferro e Aço (CBFA)

A CBFA é especializada e pioneira na fabricação e manutenção de rodeiros ferroviários. A empresa também atua na recuperação de componentes. Todos os processos desenvolvidos pela CBFA respeitam as mais atualizadas técnicas e normas nacionais e internacionais.

Clicando aqui é possível conhecer um pouco mais da história da CBFA, os tipos de rodeiros desenvolvidos além dos demais serviços prestados.

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