Quais os componentes da superestrutura ferroviária?

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A superestrutura ferroviária é o conjunto de equipamentos e instalações necessários para o funcionamento e manutenção constante da infraestrutura ferroviária.

Ela recebe os impactos diretos da carga movimentada pelas locomotivas, bem como dos passageiros. Por isso, é fundamental que ela esteja devidamente preparada para suportar as cargas dinâmicas decorrentes das manobras e dos trajetos das composições.

Ela é responsável por suportar os esforços sofridos pelas camadas inferiores e distribuí-los de forma homogênea para que a estrutura da via seja preservada.

Os principais componentes da superestrutura ferroviária são: dormentes, trilhos, lastros e itens de fixação, elementos fundamentais para a estabilidade da via-férrea, permitindo que os trilhos não se deformem com o peso dos trens. Vamos entender a funcionalidade de cada um desses itens a seguir:

Dormente

É o elemento estrutural da via permanente, responsável por dar suporte e estabilidade aos trilhos e mantê-los adequadamente alinhados, amortece o impacto dos trens e impede que o trilho se mova ou desloque. Basicamente o dormente é composta por dois elementos principais: carcaça e mola.

A carcaça é o corpo do dormente, formado por dois blocos de madeira ou concreto, unidos entre si por uma mola que proporciona flexibilidade ao dormente.

A mola permite que o trilho se adapte às variações de terreno, absorvendo as vibrações dos trens e evitando que as juntas se desgastem.

Trilhos

Os trilhos de ferrovias são normalmente construídos de aço. Eles são soldados geralmente juntos para formar longas linhas de trilhos contínuos, conhecidos como trilhos de tambor. Além disso, eles são parcialmente enterrados no leito da estrada, geralmente com dormentes para ajudar a suportar o peso da ferrovia. Os trilhos também servem como guias para a locomotiva e os vagões, mantendo-os no caminho certo.

Lastros

É responsável por fornecer um suporte estável para o trilho, contribuindo para a estabilidade dos veículos ferroviários, além de amortecer o impacto das vibrações provocadas pela passagem dos trens. Geralmente, a lastro é feito de materiais como areia, cascalho, brita, pedra britada ou outros materiais granulares.

Itens de Fixação

São fundamentais para a estabilidade da via-férrea e para evitar o deslocamento da superestrutura. Eles se dividem em dois grupos principais: os parafusos e os anéis de prensa.

Os parafusos são responsáveis por prender o trilho ao dormente, com a ajuda de parafusos em forma de U ou em forma de L. Eles são normalmente feitos de aço inoxidável com um design que permite que eles possam ser apertados e removidos com facilidade.

Os anéis de prensa são usados quando existe a necessidade de fixar o trilho ao dormente com força adicional. Eles são usados para apertar e prender o trilho ao dormente, ajudando a garantir a estabilidade da via-férrea.

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