Quais os componentes do rodeiro?

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Um rodeiro é um par de rodas de veículos ferroviários montados rigidamente sobre um eixo, de modo que ambas as rodas girem em uníssono.

Os rodeiros são frequentemente montados sob um conjunto de estrutura pivotada que segura pelo menos dois rodeiros – em cada extremidade do veículo. A maioria dos vagões de carga e carros de passageiros modernos tem truques, cada um com dois rodeiros. Em truques de vagões que transportam cargas pesadas ou em alguns vagões de passageiros, são usados ao menos três rodeiros.

A maioria das rodas do trem tem uma forma cônica. Sem esta forma cônica, uma roda tenderia a continuar em uma trajetória reta devido à inércia do veículo ferroviário, fazendo com que o rodeiro se movesse em direção ao trilho externo da curva. O formato cônico aumenta o diâmetro efetivo da roda à medida que ela se move em direção ao trilho externo, e como as rodas são montadas rigidamente sobre o eixo, as rodas externas viajam um pouco mais longe, fazendo com que os rodeiros sigam a curva de forma mais eficiente.

Desse modo, evita-se um desgaste anormal na interface roda-carril, juntamente com o ruído alto e muito agudo que geralmente resulta dele – especialmente evidente em curvas em túneis, estações e trilhos elevados, devido ao deslizamento de superfícies planas e esmerilhamento de flanges ao longo do trilho. Entretanto, se o grau de conicidade for inadequado para a suspensão e a via, uma oscilação desagradável pode ocorrer em altas velocidades. Pesquisas recentes mostram que mudanças marginais nos perfis de rodas e trilhos podem melhorar ainda mais o desempenho.

Os componentes do rodeiro ferroviário são:

a) Rodas Ferroviárias: A roda é provavelmente o mais importante componente utilizado nas ferrovias, fundidas ou forjadas em aço carbono, sendo utilizadas para a montagem ou manutenção de veículos ferroviários

b) Eixos: são corpos de aço cilíndrico, nos quais as rodas são montadas. A função do eixo é “segurar” as rodas e transmitir o movimento dos rolamentos para estas.

c) Rolamentos: Na atualidade existem basicamente dois tipos de rolamentos: cartucho e autocompensador. Na frota de vagões e locomotivas no país encontramos em operação exemplares de ambos os tipos, e a CBFA é especializada em seu uso e manutenção.

CBFA

Companhia Brasileira de Ferro e Aço fornece rodeiros de alta qualidade e, ao mesmo tempo, é capaz de responder às exigências da inovação tecnológica contínua tanto na fabricação quanto no projeto, e desenvolvendo rodeiros com desempenho cada vez mais alto.

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