As técnicas de separação física utilizadas na mineração incluem o peneiramento, triagem, classificação, flutuação, desaguamento, espessamento, separação por gravidade, separação centrífuga, lavagem, filtragem, secagem e floculação. Enquanto a maioria dos processos de separação física envolve água, separação eletrostática e eletrodinâmica, separação magnética a seco, tabulação de ar, elutriação de ar, ciclagem a seco e triagem mecanizada são algumas das separações físicas realizadas.
O peneiramento desempenha um papel significativo em muitas indústrias. Ela separa os minerais e materiais valiosos dos resíduos de rocha, detritos e outros elementos excessivos que não são necessários para o processamento posterior.
Como em qualquer processo industrial, há um grupo de termos que identificam e definem o que é peneiramento. Termos como cegueira, contaminação, frequência, amplitude e outros descrevem as características básicas do peneiramento, e essas características, no que lhe concerne, moldam o método geral de peneiramento a seco ou úmido.
Tanto a indústria de mineração quanto a de processamento mineral utilizam enormemente o processo de peneiramento, uma vez que ele pode efetivamente separar e filtrar minerais importantes dos materiais recém extraídos. Uma vez que os minerais são filtrados e separados dos materiais em excesso, eles serão processados posteriormente, dependendo de seu uso comercial.
Para tornar possível o processamento de minerais, seria necessário um equipamento essencial — a máquina de peneiramento. Esta máquina contém um acionamento que induz a vibração, um meio de peneiramento que causa a separação das partículas, e um deck que segura o meio de peneiramento e o acionamento.
O uso de equipamentos de peneiramento de alta qualidade é muito importante no peneiramento de minerais, uma vez que eles podem produzir minerais com a distribuição ou características desejadas de suas partículas. Eles também podem ser usados para dividir o fluxo de alimentação entre linhas de processamento separadas.
Finalmente, o uso de equipamentos de peneiramento de alta qualidade pode reduzir os custos operacionais e aumentar a capacidade da indústria para processamento e peneiramento de minerais.
A pesquisa e o desenvolvimento em tecnologias de separação na mineração estão focados em maximizar a eficiência, precisão e velocidade, ao mesmo tempo em que reduz o impacto ambiental. As principais tendências nessa área têm sido alcançar maior eficiência de conversão, limitar o uso de água e produtos químicos tóxicos, automatizar a separação usando sensores avançados, modelagem e simulação, e aumentar a adoção de lixiviação por pressão, e tecnologias de separação magnética para um ótimo desempenho e benefícios ambientais.
Os desenvolvimentos atuais mostram que existe um potencial de inovação relativamente alto para máquinas de peneiramento, especialmente quando se trata de integração de processos, bem como de simplificações e melhorias nos processos de tratamento da indústria de mineração. É de se esperar que novas máquinas de peneiramento com novos atributos cheguem ao mercado e que mais e mais atenção seja dada à peneiramento fino e ultrafino.
Sobre a CBFA
A CBFA — Companhia Brasileira de Ferro e Aço fabrica eixos e rodeiros ferroviários para vagões de cargas, passageiros e locomotivas, produz tubos de aço com costura (direto de máquina ou trefilado), fabrica molas para o mercado ferroviário, agrícola, mineração e elevadores, além de realizar a manutenção e montagem de eixos e rodeiros ferroviários e usinagem de peças em geral.
Conheça mais sobre a CBFA acessando o site.