Antes de abordar os tipos de galvanização existentes, é importante primeiramente mencionar que a galvanização é o revestimento de proteção que é aplicado aos metais, principalmente ferro e aço através de diferentes processos.
Consiste em um revestimento de zinco que atua para impedir a formação de ferrugem na superfície do metal. A galvanização permitiu a formação de materiais de construção e para a fabricação de móveis e outros componentes muito mais duráveis à base de aço ou ferro.
Graças a isso, evita-se que substâncias corrosivas atinjam o metal que está sob o revestimento de zinco, mesmo que o revestimento seja riscado, o zinco trabalha para evitar que o material de base enferruje.
Quais são os principais tipos de galvanização?
Aqui estão os principais tipos de galvanizações que são convencionalmente utilizados na produção de diferentes materiais na indústria, construção e fabricação de ferramentas:
Galvanização por imersão a quente
Para este tipo de galvanização, é utilizada uma técnica de imersão na qual as peças de aço são imersas em um banho de zinco fundido a altas temperaturas, para que ambos os metais derretam e gerem uma excelente adesão do revestimento. No processo, várias camadas de liga são criadas até que a espessura ideal seja alcançada. O tempo de imersão no banho determina a espessura a ser obtida. Devido a seu nível de fusão, oferece maior dureza e resistência a agentes externos, razão pela qual é considerado ideal para uso externo.
Galvanização a frio
Neste caso, é obtida por meio da aplicação de tintas com alto teor de zinco com pincéis ou pistolas. É geralmente usado para reparar cortes ou queimaduras, embora também seja usado para proteger certas peças de aço. Deve-se notar que a camada produzida é mais fina, portanto sua resistência a pancadas e abrasão é menor, assim como sua durabilidade.
Galvanização eletrolítica ou em Zinco eletrolítico:
Neste acabamento, o aço é revestido com zinco por meio da transferência de íons metálicos. São utilizados equipamentos especiais que permitem um fluxo contínuo de corrente para criar a camada galvanizada. Este tipo de galvanização oferece uma proteção menor do que as anteriores, por isso seu uso é mais estético, não sendo recomendado para uso ao ar livre, em interiores de alto tráfego ou para peças de serviço pesado.
Escolher um bom fornecedor e materiais de excelência pode fazer a diferença nos custos de construção a longo prazo com estruturas muito mais resistentes e que requerem menos manutenção. Na CBFA produzimos tubos de aços galvanizados com toda a tecnologia que você precisa. Clique aqui e confira.